segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Como entender a Bíblia


Como entender a Bíblia

O CONTEÚDO BÍBLICO
É bom começar tudo de novo. As coisas de Deus são sempre renovadas.
Esse curso chama-se Panorama Bíblico. Nele iremos examinar os assuntos principais, que a Bíblia trata, de Gênesis a Apocalipse.
Começaremos falando da Bíblia, seu autor, e de como entende-la.
A Bíblia, levou 1600 anos para ser escrita e não contém nenhuma contradição.
Os 66 livros que a compõem, foram escritos por 40 pessoas, das mais variadas culturas e em diferentes épocas, são harmônicos isto é , não se contradizem. É um livro de começo, meio e fim. A Bíblia desvenda a maior história de amor que o universo jamais presenciou.
A Bíblia é o único livro do mundo que revela a Pessoa do Deus vivo e verdadeiro, a obra salvadora do Senhor Jesus Cristo e o ministério do Espírito Santo.
Deus é claríssimo em Sua revelação, porém, a Bíblia NÃO foi escrita para satisfazer curiosidades, mas para ser estudada seriamente (Prov.2:1-6; Os.6:3)
PROVÉRBIOS 2
1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos,
2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento;
3 sim, se clamares por discernimento, e por entendimento alçares a tua voz;
4 se o buscares como a prata e o procurares como a tesouros escondidos;
5 então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
6 Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;
OSÉIAS 6; 3 Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.
Somente a Bíblia pode revelar verdadeiramente quem é Deus, quem somos nós, porque o homem está separado de Deus e qual é o Caminho de volta; porque ela É a Palavra de Deus.
O que a Bíblia representa para voce?
Haverá uma profunda transformação em sua vida, porque ninguém se aproxima deste livro e permanece o mesmo!
A Bíblia não é um livro de religiões ou de uma religião. Ela é a revelação de Deus para o homem.
Voce já se perguntou: - o que é a verdade? - onde está a verdade?
A verdade sobre tudo que nos cerca e a nosso respeito, como : - quem sou eu? - o que faço neste planeta? - para onde vou?
Todas estas respostas estão na Bíblia, claras e diretas.
A Bíblia é o único livro do mundo que fala de Deus Criador, de Jesus Cristo, do Espírito Santo, do homem e de Satanás.
Mas não é "alguém" falando sobre estes personagens; é o próprio Deus Criador falando ( Is.46: 9,10 - 45: 21,22 ).
Isaias 46; 9 E todo o povo o saberá, Efraim e os moradores de Samária, os quais em soberba e altivez de coração dizem:
10 Os tijolos caíram, mas com cantaria tornaremos a edificar; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos.
Isaias 45: 21 Anunciai e apresentai as razões: tomai conselho todos juntos. Quem mostrou isso desde a antigüidade? quem de há muito o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? Pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e Salvador não há além de mim.
22 Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Por causa da entrada do pecado no mundo, o homem perdeu o conhecimento de Deus, a capacidade de conhecer ou reconhecer a Deus, e vive como que num quarto escuro, às apalpadelas, tentando adivinhar como são as coisas ali, e quando ele esbarra em alguma coisa, como ele supõe (com a sua mente obscurecida) que aquilo seja - aquilo se torna verdade para ele!
Se Deus não se revelasse, jamais saberíamos quem é Ele e quem somos nós. Se alguém não sabe quem é Deus, não pode saber quem é, pois fomos criados à sua imagem e semelhança.
Então, quando começamos a descobrir o conteúdo bíblico - para nós que estávamos em total escuridão, começa a brilhar uma pequena luz como a de "uma candeia que brilha em lugar tenebroso até que o dia clareia e a estrela da alva nasça em nossos corações ( II Pe 1: 19) . É como a luz da aurora (depois de toda uma noite escura) que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito (Pv 4: 18)
O homem foi criado por Deus e por vontade própria se separou d'Ele, mas longe do Deus Criador dos céus e da terra, não há vida, mas somente morte!


O AUTOR DA BÍBLIA

A Bíblia, é Deus mostrando como voltar para Ele - e muito claramente, Ela revela que há sómente UM CAMINHO. ESTE CAMINHO É UMA PESSOA! Esta pessoa disse claramente: "EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA - NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM!" Jesus Cristo - O Messias de Israel, a Cabeça da Igreja.
O fato de sermos religiosos, frequentadores de igrejas, não nos leva de volta a Deus. Sómente a nossa identificação pessoal com a morte e ressureição de Jesus Cristo é que nos leva de volta ao Deus verdadeiro.
Jesus Cristo nos é apresentado na Bíblia para O contemplarmos num "prazer teórico", mas é para a nossa necessidade, a necessidade de uma raça que perdeu o seu objetivo original e que caminha para o nada e para a morte! (Morte = separação de Deus)
II Tm 3: 16 "inspirada" - lit.: "hálito de Deus".
"Toda escritura, é inspirada por Deus, e proveitosa, para ensinar, para repreender, para corrigir, para a edificação na justiça, para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra."
Vocês viram porque a Bíblia foi escrita? Mas olhem, prestem atenção no que leram.
Perfeito, vou ficar perfeitamente preparado para toda boa obra. Mas veja pelo que você vai passar antes:
Ensinar, é fácil você estudar mesmo?
Repreender e corrigir, é bom ser repreendido e corrigido?. Eu acho que aqui está o principal motivo, porque a Bíblia é tão impopular.
Sendo Deus a VERDADE, Ele só poderia exalar VERDADE.
Deus usou homens que Ele separou (este é o sentido da palavra "santo") para este propósito: II Pe. 1: 20,21.
Leia por ex. : Mc 12: 36; Hb. 3: 7; Hb. 10: 15,17.
Note que foram homens que escreveram, mas o texto diz que foi o Espírito Santo. Veja também Mt.5: 18 . Jesus não poderia declarar isso se a Bíblia não fosse totalmente a Palavra de Deus.
Deus está FORA do tempo. Ele criou o tempo para o homem e o dividiu em etapas nas quais vai Se revelando PROGRESSIVAMENTE.
Na eternidade passada (expressão não correta, mas necessária para o homem), Deus - o Pai, Deus - o Filho, Deus - o Espírito Santo ( nome completo de Deus), planejou, estabeleceu os padrões pelos quais ia Se revelar ao homem, e criou TUDO.
Deus sabia que os anjos e o homem iam pecar. DEUS NÃO FOI O RESPONSÁVEL PELO MAL EXISTENTE; ENTRETANTO, FOI O ARQUITETO DO PLANO QUE INCLUÍA O MAL, POIS ELE FEZ TODAS AS COISAS SEGUNDO O BENEPLÁCITO ( = consentimento) DE SUA VONTADE. (Ef. 1: 5,11)
Deus quer que Suas criaturas O sirvam por LIVRE ESCOLHA, por isso, Ele deu ao homem o livre arbítrio.
Sabendo que o homen ia pecar, Deus providenciou a salvação e uma das Pessoas da Tri-Unidade, Deus o Filho, ofereceu-se para executar esta salvação, isto é, para receber em Si a penalidade que é do homem. Por isso, Ele é o "Cordeiro conhecido ANTES da fundação do mundo, e morto DESDE a fundação do mundo": I Pe. 1: 19,20 ; Ap. 13: 8 .
Deus é progressivo em Sua revelação: Jo. 16: 12,13 . Ele não revelou tudo na Bíblia: Deut. 29:29, porque estamos limitados pelo pecado e não temos capacidade para entender tudo agora.

COMO ENTENDER A BÍBLIA

Literalmente! A Palavra de Deus deve ser entendida literalmente.
Dt.18: 20,22. Ela não foi escrita para satisfazer curiosidade, mas para ser lida, meditada e estudada com a direção do Espírito Santo.
Todas as profecias cumpridas foram cumpridas literalmente.
Ex.: I Re 20: 22,26 ; I Re 21:23 ; II Re 9: 30,36 .
Jesus em Sua primeira vinda cumpriu, entre outras, as seguintes profecias:
Is. 7:4 ; Mq 5,2 ; II Sm 7: 12,21 ; Is 53 ; Sl 22:16. Um simples plural é levado em consideração em Gl 3: 16.
A Bíblia usa FIGURAS E SÍMBOLOS, mas sómente a própria Bíblia tem autoridade para interpretá-los: I Co 2: 13. Por ex., a "serpente" do Éden (Gen. 3) é interpretada como sendo Satanás em Ap. 12: 9. Veja também Ap. 17:1 - v.15,18. Em Mt 13, Jesus explica as figuras usadas em Suas parábolas.
Mas é o Espírito Santo que nos faz compreender a Palavra de Deus.
l Co 2: 11,12. (Esta é a sabedoria de Deus: vv.6,7).
Temos que ter humildade e confessar francamente que nossas mentes limitadas pelo pecado, não podem compreender/entender em toda a profundidade, todas as áreas deste universo, os planos de Deus, e muito menos a Deus! A nossa mente está bloqueada, escravizada num tipo de raciocínio, que está ligado aos sentidos do corpo, e por isso as coisas ETERNAS nos parecem contraditórias, porque não conhecemos os princípios e as leis de Deus que regem o mundo do invisível (os olhos da matéria não conseguem enxergar isto).
Deus não revelou tudo: Dt 29:29, porque não conseguiríamos entender.
Veja: I Co 13:9,12, tudo será revelado quando estivermos fisicamente com o Senhor.
Espiritualizar a Bíblia é sair do sentido literal para um sentido alegórico. Um tipo de metáfora que exprime algo diferente do que diretamente anuncia, é a representação de um objeto para se dar a idéia de outro.
Por ex.: em Gn 3: 1,6, - onde está dito que a "árvore do conhecimento do bem e do mal" é uma macieira?
- onde está dito que o pecado original é o sexo?
Para facilitar o estudo da Palavra para o seu povo, Deus deu os dons de mestre e de ensino: Ef 4: 11; Rm 12: 7 ; mas também deixou avisos contra contra os FALSOS MESTRES: II Pe 2: 1,3.
A Bíblia é um livro de FÉ. Hb 11: 1,6.
Vamos ler juntos Gn 1:1.
"No princípio criou Deus o céu e a terra". Então, o que você leu aí?.
Que no princípio Deus criou o céu e a terra, você conhece a terra, você conhece o céu? Agora abram no último livro da Bíblia, Apocalipse. No penúltimo capítulo e vamos ler o verso 1.
"E vi um novo céu e uma nova terra, porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe".
Vocês repararam isso, que a Bíblia começa, com :"Criou Deus os céus e a terra", e ela termina, "vi novo céu e nova terra", porque os primeiros passaram.
Vimos o começo e estaremos juntos examinado o meio, porque o meio é onde nós estamos.
Bom você que está começando este curso, você vai ler Genesis, porque neste livro, estão descritos todos os inícios, todos os princípios. Você vai ler a Bíblia do jeito que ela está escrita. Mas como é que eu entendo? Literalmente, usando a frase da minha irmã, "A Bíblia quer dizer o que ela diz". Deus escreveu para esclarecer, Deus não escreveu para confundir.
Deus escreveu para esclarecer, mas existe algo de sobrenatural com a Bíblia. Ela é como um filme, sabemos que as fotos que tiramos, se encontram registradas nele, mas sòmente as veremos quando ele for revelado. Esta revelação do texto bíblico nos é feita pelo Espírito Santo de Deus, e é individual, isto é, o Espírito Santo nos revela a cada momento o que precisamos descobrir para nos edificarmos.
Sòmente a bíblia tem autoridade para explicar as figuras que usa.
Tudo na bíblia é literal. Os símbolos são símbolos de verdades literais. Porque quando você se afasta do sentido normal do que está escrito alí e fica assim: "O que será que quer dizer isto aí, deve ter alguma interpretação, deve ter isso, deve ter aquilo....".
Eu vou dar um exemplo típico. O mundo inteiro, que não lê a Bíblia diz, que uma árvore que se chama na Bíblia do conhecimento do bem e do mal, é uma macieira, e que o pecado original foi comer a maça, que se tornou símbolo de sexo, e sexo ilícito. Não é verdade? Estou falando uma mentira?
Quando nós formos estudarmos Genesis, vocês vão ver que não tem nada com isto. O que aconteceu?
Interpretaram, algo que não tinha que ser interpretado. Só porque não se conhece na experiência física, material uma árvore que chama do conhecimento do bem e do mal, e que não existe mais na face da Terra, porque já foi retirada. Vamos inventar.
Esse é um exemplo bem clássico, e que todo mundo conhece. Isso se chama, sair da literalidade.
Em Dt 18: 21 nos vamos ver Deus ensinando isto na palavra, que a Bíblia é literal, que é para ler tudo e entender como é que está escrito.
"E se disseres no teu coração, como conhecerei a palavra que o senhor não falou?"
Prestou atenção nesta pergunta? Quando Deuteronômio foi escrito por Moisés, ainda não existia a bíblia. Hoje é fácil, alguém fala alguma coisa que diz que Deus diz, que está na Bíblia. Você pega a Bíblia, vai numa chave bíblica, e fala: "Olha sinto muito, mas não tem aqui."
Naquele tempo Deus, falava através de profetas, E daí, como que vai saber se aquele homem, estava falando dele ou de Deus. Mas glória a Deus! as coisas de Deus são normais, porque ele está falando para pessoas normais, e até é engraçado, porque ele fala simplesmente isso:
Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, e não suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou.
Esse é o teste do profeta. Porque Deus dava nesse tempo diariamente orientação ao povo. É incrível. Quer ver, abra 1 Rs 20:22 .
"Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai fortalece-te, atenta bem para o que hás de fazer, porque decorrido um ano, o rei da Síria subirá contra ti."
Agora no v 26. "Passado um ano Beni Adad, arregimentou os filhos, e subiu a Apec para pelejar contra Israel."
Deus supervisionou, separou, inspirou, esses homens que a escreveram, não há erros nas escrituras, quando a Bíblia foi terminada de escrever, não havia erros. Nos originais, nada. O Espírito tem preservado a palavra.
Eu quero dar uma sugestão para você que nunca leu a Bíblia regularmente, anote e faça isto, leia um capítulo de provérbios a cada dia. Mas leia assim, leia e medite, você vai amar provérbios.
Pv 2:1 "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos, para fazeres atentos à sabedoria o teu ouvido; E para enclinares o teu coração ao entendimento. Sim, se clamares por discernimento e por entendimento ao usares a tua voz. Se o buscares como a prata e os procurares como a tesouros escondidos, então entenderás o temor do senhor e acharás o conhecimento de Deus".
Da parte de Deus ele oferece o Espírito para que você ter esse entendimento. Da sua parte é você se colocar inteira, inclinando os ouvido, pondo o coração nessa busca e não medindo esforços para buscar.
Eu quero explicar outra coisa. Há muitas coisas na palavra, muitas coisas neste universo que estamos aqui observando, que não entendemos, e nem vamos entender. Preste atenção nisso que eu vou falar. O que Deus quer que entendamos, é o que é necessário entender agora, para ter este conhecimento, esta volta completa a ele. Porque, nem se ele quisesse revelar, nós entenderíamos.
A nossa mente está limitada. Este homem que nós vemos, não é como Deus originalmente o criou. Quando o pecado entrou na raça houve um bloqueio na alma. Há um processo de morte na nossa alma, que bloqueia o entendimento, e principalmente das coisas pessoais.
Este bloqueio será retirado totalmente, só quando estivermos com ele, face a face. Mas na medida em que você vem para ele, para Deus, através do conhecimento da palavra, esse bloqueio vai caindo, e muito. E tudo que está na Bíblia você vai entendendo, com clareza, com simplicidade. Você já percebeu isso, quem já está estudando a palavra a algum tempo? Não é incrível isto. Mas o que é isto? É o Espírito desbloqueando, trazendo a revelação de mais isso, de mais aquilo. Aquelas fotografias, saindo daquele filme que era escuro.
Mas há coisas que nunca serão reveladas aqui. Abra em Dt 29:29.
"As coisas encobertas, pertencem ao senhor nosso Deus." Se a Bíblia afirma isso, é porque existem coisas encobertas. Elas pertencem à Deus. Mas as reveladas nos pertencem, e aos nosso filhos para que sempre observemos todas as palavras desta lei.
Deus está querendo esconder alguma coisa? Não! Há coisas que você só lá, no novo corpo, com a nova mente, que nós vamos poder entender.
"Porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos. Porque agora vemos como por espelho, em enigmas. Mas então, quando eu estiver lá, quando tudo estiver completo, veremos face a face. Agora conheça em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido (1Co 13: 9,12)".
Isso significa, que como Deus te conhece hoje. Deus te conhece inteiramente, você não está encoberto para ele. Mas você pode dizer que conhece Deus inteiramente?. Não. Em parte, que parte? A parte que ele já revelou, e da revelação a parte que você já se apropriou. O verdadeiro conhecimento bíblico, é um conhecimento prático. Não é porque você leu, leu, leu, e porque disse que sabe. Deus considera o que você sabe, só o que você pratica, o que já entrou na sua vida.
Tudo certo até agora? Então não queira, mexer e entender coisas que não foram reveladas. Mas as que foram reveladas, você toma posse, vive, porque é tua para você obedecer, e para você ter felicidade, como ser completo, humano. É isso que Deus quer, você estar em paz com você. E esta paz esta integridade de ser, só vem quando você conhece a palavra. Porque só conhecendo a palavra que você se conhece e conhece à Deus, aí vem o ajuste que precisamos agora.
A Bíblia é um livro de fé. Não adianta eu falar, explicar, mostrar, se o Espírito Santo não tem liberdade, para trazer a fé e você crer.
Vamos para a definição bíblica de fé.
"Ora a fé é o firme fundamento das coisas que te esperam. E a prova das coisas que não se vêem". Eu vou ler até na outra versão. "A fé é a certeza de coisas que te esperam, a convicção de fatos que se não vêem." Hb 11:1.
Isso aqui é uma parede, quantos tem fé que há uma parede aqui? Ninguém tem fé que existe uma parede aqui? Isso não é fé. Você está vendo a parede. E não é isso que esse versículo fala. O que que esse versículo fala? A convicção de coisas que se esperam. Você está lá na calçada esperando um carro. Aí o carro chega, para na tua frente, e você está parado alí, olhando para o carro, e alguém chega e pergunta: "você está esperando alguma coisa?" "Estou esperando um carro". Você não tá esperando mais, o carro chegou. Mas até o carro chegar você estava na fé que o carro vinha, você não estava vendo. Agora isso é transferido para as coisas espirituais.
É a certeza, de fatos que se esperam. É a convicção do que não se vê. Isto é fé.
Agora não se preocupe, porque nós não temos fé, o homem do jeito que está caído, não tem e nem fábrica fé.
Porque a fé é dom de Deus, (dom quer dizer dádiva, de graça). A única atitude que Deus espera de você, é aquela, incline seus ouvidos, se abra para Deus, e o resto é ele que faz. Mas agora veja em Hb 11:6.
"Ora, sem fé é impossível agradar à Deus. Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus, creia que ele existe e que é galardoador dos que buscam".

Bíblias falsificadas



Bíblias falsificadas

Hélio e Valdenira Menezes, de João Pessoa (Paraíba), possuidores de excelente cultura bíblica, acabam de publicar um livro intitulado “Porque Continuamos com as Bíblias Tradicionais”, o qual pode ser encontrado no CPR desta cidade. O americano, Dr. Samuel Gipp, Th. D., escreveu “The Answer Book” (que acabamos de traduzir com o titulo ”O Livro das Respostas”), esclarecendo todas as dúvidas referentes a este assunto.
Nestes dois livros, escritos com muita erudição bíblica temperada de grande dose de humildade cristã, lemos que vários “eruditos” americanos, autodenominados “críticos textuais” da Bíblia, têm usado e abusado da santa, pura e inerrante Palavra de Deus, modificando o conteúdo da mesma em determinadas edições e lançando erros (milhares deles) nos textos bíblicos, o que tem levado o mundo à descrença, e à apostasia, transformando Jesus Cristo, o Supremo Criador do céu e da terra, num simples profeta em igualdade com Buda, Maomé e outros.
A Bíblia que me foi apresentada, quando me converti há 22 anos atrás, aliás a mais cotada entre os escritores evangélicos do Brasil, infelizmente, é uma das muitas que já foram adulteradas pelos editores brasileiros em parceria com os americanos. As piores de todas são a “A Bíblia na Linguagem de Hoje”, equivalente à “Today’s English Version” americana, que aparece com vários títulos, a fim de despistar suas malandragens. Outra perigosa, que está sendo lançada no Brasil, é a “Nova Versão Internacional”, conhecida como NVI.
Sérias, realmente, são apenas as duas versões em Português –”Almeida Corrigida Fiel” e “Almeida Revista e Corrigida”. Em Inglês a única realmente perfeita é a “King James Bible” (Bíblia do Rei Tiago), edição antiga, porque a “Nova King James” e a “Nova Scofield”, que se dizem embasadas na verdadeira King James, já contêm heresias gritantes. As modificações nas novas “bíblias” americanas (e brasileiras) chegam a 60.000, com a desculpa de serem mais fáceis de se ler...
Para saber se uma Bíblia é realmente séria, como as da época de Lutero e Calvino, e não está embasada nos textos antioquianos corrompidos pela filosofia alexandrina, e entregues como “Os Melhores Textos em Grego e Hebraico”, ou pelos textos alexandrinos embasados na obra do herege, Orígenes de Alexandria, e usados em todas as “bíblias” da Igreja de Roma, é muito fácil para quem realmente deseja conhecer a verdade, deixando de ser enganado, como eu fui, durante muitos anos. Façamos um teste:
Em Mateus 12:40 – Se a sua Bíblia disser “grande peixe” em lugar de “baleia”, taxando Jesus de analfabeto, quando chamou o “grande peixe” (ichtus) de Jonas 1:17, de “baleia” (ketos), está errado. Jesus conhecia mais biologia do que todos os cientistas do mundo e se Ele falou “baleia”, é porque se tratava mesmo de uma baleia. Todas as “bíblia”, a partir de 1929, têm colocado Jesus na berlinda...
Em Atos capítulo 8, a “NVI” e a “BLH” engoliram o verso 37, a fim de não permitir que o eunuco da rainha Candace testifique que “Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Nas demais o verso foi conservado.
Algumas “bíblias” adulteram ou deletam a 1 João 5:7. Em vez de dizerem “...estes três são um”, juntam as três passagens - 6,7,8 – numa só, a fim de negar a Trindade, como por exemplo, a “Bíblia Viva”, a “BLH” e a “NVI”. Sempre que você pegar uma Bíblia em edição moderna, com versículos não separados em linhas distintas, fuja dela. Pela simples razão de que “por amor ao dinheiro, que é a raiz de todos os males", os editores têm permitido edições adulteradas e o povo de Deus está definhando espiritualmente e caindo na apostasia religiosa, que sempre tem sido o propósito dos Jesuítas, desde que adulteraram a primeira versão da Bíblia King James, no século 17. Depois vieram dois pastores anglicanos incrédulos – Westcott (1825-1903) e Hort (1828-1892), que já devem estar piando nas chamas do inferno, e deram um golpe letal na Palavra de Deus, com o lançamento de sua obra diabólica. Ainda bem que o Dr. Samuel C. Gipp tem um livro sobre os erros desses dois pastores anglicanos incrédulos, “An Understandable History of the Bible” (Uma Compreensível História da Bíblia). Westcott e Hort têm possibilitado a edição de muitas obras alexandrinas espúrias, como a NVI, a BLH, e outras. Vamos ficar de olho nessas edições!
Em Apocalipse 8:13, lemos: “Então vi e ouvi uma ÁGUIA, que voando pelo meio do céu”, quando deveria ser “UM ANJO”. O propósito deste verso é negar o nascimento virginal de Cristo.
Dei apenas 4 exemplos para não ultrapassar o espaço do jornal. Se alguém desejar realmente possuir uma Bíblia séria, em perfeita tradução da “King James Bible”, pode pedir ao C.P.R., Teresópolis, um exemplar da “Bíblia Sagrada - Almeida Corrigida Fiel. Ela é editada pela Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil, Caixa Postal, 9485, CEP 01065-970, S. Paulo – SP. Se alguém quiser também a versão inglesa da King James, imaginamos que ela pode ser conseguida em qualquer boa livraria evangélica. Comprei as duas versões, visto como só possuía o Novo Testamento nas duas línguas, o qual me fora gentilmente presenteado pelo irmão RodineyTuhl, presidente dos Gideões, em Teresópolis, RJ.
Meus irmãos, o Evangelho de Jesus Cristo é coisa muito séria. Vamos estudar a Palavra de Deus com discernimento e humildade. Ela é a nossa lâmpada, o nosso espelho, o nosso guia, a nossa única e absoluta regra de fé e prática de vida. Sem ela somos analfabetos espirituais, sujeitos a toda essa movimentação ocultista, que está penetrando, “tremendamente”, em nossas igrejas. Vamos ficar menos tempo diante da TV e mais tempo diante do Livro Santo, lendo-o com amor e dedicação.
Precisamos trabalhar, enquanto é tempo. Jesus está voltando! Tudo que fizermos agora para arrebatar os incrédulos do fogo ainda será pouco, diante de nossa obrigação. Vamos à luta, minha gente!

Mary Schultze – Pesquisadora de Religião - (Telefax (021) 643-3904
E-mail maryschultze@uol.com.br

A formação do Cânon Bíblico


A formação do Cânon Bíblico

Qual é o significado da palavra cânon ?

Cana, regra, vara de medir. (Gl 6:16).

O que são livros canônicos ?

Livros canônicos são aqueles que se conformam com a regra ou padrão da inspiração e autoridade divinas.

Qual é o significado de apócrifo ?

Oculto, espúrio.

O que são livros apócrifos ?

São livros ou pedaços de livros de valor histórico ou literário, incluídos no cânon do VT da Septuaginta, porém não aceitos pelo cânon judaico.

A História do cânon do VT.

Os autores sagrados receberam suas revelações e/ou visões da parte de Deus e as comunicaram verbalmente, foram contudos orientados a registrarem de forma escrita aquelas mensagens para a posteridade. (Ex 17:14; 24:04,7 ; 34:27-28; Nm 33:02; Dt 3:22,24 ; Js 1:08; I Rs 4:1-3; I Cr 29:29; Is 30:08; Jr 30:02; 36:2-4; At 7:38.

O Cânon não é o produto de uma reunião conciliar, num determinado momento histórico, mais foi um gradual, reconhecimento de autoridade divina pelos judeus e então esta coleção de livros foi agrupada e fixada pela Igreja.

Quais princípios os hebreus usavam de guia para a determinação da canonicidade de um determinado livro ?

1- Tem autoridade divina ? É um assim diz o senhor ?
2- Foi escrito por um homem de Deus ? É autêntico ?
3- Tem poder para transformar vidas ?
4- Foi aceito pelo povo de Deus, lido e usado como regra de vida e fé ?
5- Tem o testemunho do próprio Deus ?

A cronologia de canonização das Escrituras hebraicas:

1) Os primeiros livros reconhecidos como sagrados são os que compõe a Lei, sendo eles os únicos livros que compõe o cânon Samaritano.
2) Os próximos livros a serem canonizados foram as profecias, que registradas, provaram ser divinas ao se cumprirem (Jr 36:06; Zc 1:4-6;7:7)
3) Na época do silêncio profético (após 400 anos AC), muitos livros históricos e poéticos circulavam entre os judeus. Alguns reconhecidamente sagrados, outros reconhecidamente espúrios e pouco duvidosos. A aceitação destes livros pelos judeus seguia alguns critérios.
· Está em conformidade doutrinária com a Lei ?
· É fiel historicamente ?
· Foi escrita até Malaquias ?

Outras considerações:

1) Por volta de 250 AC, na versão do VT hebraico para o grego foram incluídos alguns destes livros ainda postos em dúvida. Mais tarde no entanto, os judeus claramente os rejeitaram, porém os helênicos já os consagrara em seu cânon. Deste cânon “Septuaginta” proviria a Vulgata Latina de Jerônimo, e mais tarde a versão Católica.
2) Jerônimo, entre 385 a 405 AD, traduziu para o latim (Vulgata Latina) a versão da septuaginta que se tornou a versão Católica Romana. Na Reforma, Lutero foi ao hebraico e surpreendeu-se ao não encontrar os apócrifos, fazendo então uma nova versão para o alemão do cânon judeu.
3) Em 1546, no Concílio de Trento, como Contra-reforma, os católicos confirmaram o cânon da vulgata latina como sagrado.


कांतातोस पर अगेंदास 027 33238709 ooo 92451389

TEMA: SETE PASSOS PARA VENCER A CRISE FINANCEITA

TEMA: SETE PASSOS PARA VENCER A CRISE FINANCEITA
TEXTO 2 Reis 4:1-7
INTRODUÇÃO
MEUS, QUERIDOS, TODOS NOS PASSAMOS POR MOMENTOS DIVICIOS MAIS TEMOS SEMPRE DE ESTÁ CONFIANDO EM DEUS.
I) Não aceite a crise como “um beco sem saída”. (2 Reis 4:1)
1. Não existe beco sem saída para os filhos de Deus.
2. O otimista nunca diz: “Não tem jeito!”
3. O otimista consegue enxergar aquilo que os outros não percebem.
“Sempre haverá uma saída em Deus”.
II) Não aceite um acordo para perder aquilo que você tem de mais precioso. Ela tinha “os filhos” que serviria como pagamento das dividas. Eles seriam levados como escravos.
Dependendo dos acordos que fazemos, vencemos as dividas, ou por elas somos vencidos.
1. Há pessoas que fazem acordo, mas sacrificam aquilo que é inegociável.
a. Sacrificam os Filhos, esposa, o casamento, a família.
b. Sacrificam a saúde.
c. Sacrificam sua Honestidade, sua integridade.
d. Sacrificam sua comunhão com Deus.
III) Busque orientação, conselho, direção financeira.
“...clamou a Eliseu, dizendo:...” (2 Reis 4:1)
1. As grandes empresas pagam muito dinheiro por uma orientação sábia de um consultor financeiro.
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança” (Pv 11:14).
“O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio”. (Pv 12:15)
“ Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam”. (Pv 15:22)
“Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros”. (Pv 24:6)
IV) Siga a instrução recebida. (2 Reis 4:5,6)
Muitas pessoas morrem porque não seguem a instrução recebida do médico.
1. Ela acreditou na idoneidade do conselheiro.
2. Ela colocou em prática aquilo que ouviu.
3. Ela seguiu a instrução completa, não mudou nada.



V) Não a milagre financeiro sem trabalho. (2 Reis 4:3,4)
Acredite em milagre não em mágica.
Pedir vasilhas.
Carregar vasilhas.
Encher as vasilhas.
Sem trabalho não há vitória sobre a crise financeira.
Um problema chamado preguiça.
“A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome”. (Pv 19:15)
“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça”. (PV 31:27)
“...se alguém não quiser trabalhar, não coma também”. (2 Ts 3:10)
“O preguiçoso inventa as desculpas mais esfarrapadas para não trabalhar”. (Pv 22:13)
VI) Não use desculpas ilógicas para não pagar a divida.
1. Quem deve não foge das dividas.
2. Quem deve respeita o credor. A viúva não tirou razão do credor desrespeitando-o.
3. Quem deve busca uma forma de resolver seu problema.
VII) O tripé do sucesso financeiro.
Comprar. (O que tens em casa? Algo que ela tinha comprado.) Primeiro, você precisa saber comprar. No mundo inteiro as pessoas sabem o que é desconto. Quem sabe comprar, é um bom administrador.
Vender. (O pouco foi multiplicado, agora ela precisava negociar bem!) Tudo na vida depende da nossa capacidade de negociação. Ex., recebeu um oferta de 100 reais e com ela fez chocolate e vendeu durante 6 meses, o tempo que demorou para Deus abrir uma porta de trabalho para ele e sua esposa.) Um dos principais segredos do sucesso financeiro está no saber negociar.
Pagar. (Leve a sério os compromissos assumidos.) Deus não pode abençoar:
a. Pessoas desonestas, (Ef 4:28).
b. Pessoas descontroladas, (Gl 5:23)
c. Pessoas irresponsáveis, (Mt 25:18, 26-29).
Conclusão:
A sua vida amanhã, depende de como você administra suas finanças hoje.
“Vivei do resto...” (1 Reis 4:7)

CULTO NA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO

CULTO NA IGREJA O BRASIL PARA CRISTO
AGENDAS 027 33238709 OU 92750931

CONFERENCISTA ROBERTO GADRÉT PREGANDO NA IGREJA QUE ELE REUNE

CONFERENCISTA ROBERTO GADRÉT PREGANDO NA IGREJA QUE ELE REUNE
CONTATOS PARA AGENDAS 027 33238709 OU 92750931

CONFERENCISTA ROBERTO GADRÉT

CONFERENCISTA ROBERTO GADRÉT
EU E MEU AMIGO ROBERTO SANTOS

CONTATOS PARA AGENDAS 027 33238709 OU 92750931

CONTATOS PARA AGENDAS 027 33238709 OU 92750931
O CONFERENCISTA ROBERTO PREGANDO NO CONGRESSO NA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS PASTOR DIONISIO

A FILHA DO ROBERTO COM SUAS AMIGUINHAS

A FILHA DO ROBERTO COM SUAS AMIGUINHAS
CRIANÇAS FELIZ

CONTATOS PARA AGENDAS 027 33238709 OU 92750931

CONTATOS PARA AGENDAS 027 33238709 OU 92750931
O CONFERENCISTA ROBERTO PREGANDO EM UMA FESTA DE JOVENS